Conceitos de Faturamento

De Grupo Voalle

Para facilitar a busca da palavra desejada, você pode utilizar o comando dos botões Ctrl e F, que devem ser pressionados simultaneamente.

Principais conceitos

Alíquota

As alíquotas são valores utilizados para calcular qual será o valor de determinado tributo a ser pago pela empresa, como impostos, taxas e contribuições.


ANATEL

A Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) é a agência, vinculada ao Governo Federal, que regula o setor de telecomunicações no Brasil. Uma de suas atribuições é fiscalizar a qualidade dos serviços prestados.


CEST

O Código Especificador da Substituição Tributária foi criado para uniformizar a classificação e facilitar a identificação das mercadorias passíveis de sujeição ao regime de substituição tributária e de antecipação de recolhimento do ICMS.


CFOP

Código Fiscal de Operações e de Prestações das Entradas de Mercadorias e Bens e da Aquisição de Serviços: é um código do sistema tributarista brasileiro, determinado pelo governo. É indicado nas emissões de notas fiscais, declarações, guias e escrituração de livros.


Ciclos de faturamento

Serve para definir o período de faturamento do contrato. Através dele, é realizado a predefinição do dia de faturamento, dia de cobrança, dia de corte e vencimento do boleto.

CNAE

A Classificação Nacional de Atividades Econômicas é o instrumento de padronização nacional dos códigos de atividade econômica e dos critérios de enquadramento utilizados pelos diversos órgãos da Administração Tributária do país, ela serve para facilitar o enquadramento da sua empresa.


Combo

É uma combinação de serviços utilizada para ser ofertada aos clientes, com o objetivo de possibilitar uma venda conjunta . Ex: internet + telefonia + tv por assinatura. Na maioria das vezes, essa combinação possui uma precificação especial e serve para negociar as vendas de mais de um serviço.


Contrato

É um agrupador de informações, onde é possível determinar um cliente, serviço contratado, valor a ser cobrado, regras de cobrança, entre outras informações.


CST

Código de Situação Tributária, ou seja, um código de três dígitos que determina a tributação (referente ao ICMS) do produto, que são classificados,de acordo com as tabelas A e B, as quais estão disponíveis online.


Dia de cobrança

Irá virar o dia de vencimento do contrato, é o dia de vencimento que sairá nos boletos gerados quando do faturamento do contrato.


Dia de corte

É a data limite para o fechamento de faturamento, ou seja, para apuração dos serviços de acordo com a condição de pagamento acordada para provisionar o repasse. Assim, indica o dia de corte entre um faturamento e o outro.


Dia de faturamento

É uma variável utilizada somente para organizar o faturamento, pode ser utilizado para filtrar os contratos a faturar em determinado dia.


Etiqueta

Rótulo com informações do contrato do cliente. Uma etiqueta sempre estará vinculada a um contrato. As conexões e equipamentos ficam vinculados a etiqueta, bem como atendimentos (solicitações). É também uma forma de identificar o cliente.


Faturamento

É o processo responsável por emitir as notas e gerar cobranças aos clientes.


ICMS

O Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços é um imposto estadual que impacta sobre a venda e transporte dos mais diversos produtos comercializados e sobre as prestações de serviços.

INSS

O Instituto Nacional do Seguro Social é uma autarquia que garante proteção aos cidadãos por meio do reconhecimento de direitos, com o objetivo de promover o bem-estar social através do Regime Geral da Previdência Social.

IRRF

O Imposto de Renda Retido na Fonte é a obrigação tributária em que a pessoa jurídica ou equiparada está obrigada a reter, do beneficiário da renda, o imposto correspondente, nos termos estabelecidos pelo Regulamento do Imposto de Renda, recolhido pelo governo brasileiro.


MVA

A Margem de Valor Agregado, é um dos componentes do cálculo do imposto devido nas operações sujeitas à substituição tributária.


NBS

É o código da Nomenclatura Brasileira de Serviços, todo e qualquer serviço no ERP precisa ter esse código para a correta emissão dos documentos (notas).


NCM

A Nomenclatura Comum do Mercosul é um código de oito dígitos usado para identificar a natureza dos produtos comercializados no Brasil e nos outros países do Mercosul. Ela permite a coleta de dados estatísticos sobre a compra e a venda de mercadorias, dentro e fora do mercado brasileiro, possibilitando a tributação correta de cada produto.


Objetos

São os materiais que sua Empresa comodata em clientes. Objetos e patrimônios são sinônimos (afinal, cada objeto tem um patrimônio). A ONU é o exemplo mais comum de objeto.


PIS/COFINS

PIS: Programa de Integração Social; COFINS: Contribuição para Financiamento da Seguridade Social. Estas duas contribuições incidem sobre a receita bruta das empresas (pessoas jurídicas), com exceção aos microempreendedores e empresas de pequeno porte, que contribuem pelo Simples Nacional.

Produto

São os materiais que você tem em sua Empresa para uso/consumo e venda, interno e externo. São exemplos: Braçadeiras, cabos, adaptadores.


Registro F100

Demais Documentos e Operações Geradoras de Contribuição e Créditos.


Regra de faturamento

Direcionador dentro de cada serviço simples para que quando o serviço for utilizado siga regras pré determinadas que dizem qual documento (nota fiscal) será emitida, e por qual local será emitido.


RPS

Recibos Provisórios de Serviços. É um documento intermediário à geração da NFSe nas prefeituras.

SCM

Serviço de Comunicação Multimídia é um serviço fixo de telecomunicações de interesse coletivo, prestado em âmbito nacional e internacional, no regime privado, que possibilita a oferta de capacidade de transmissão, emissão e recepção de informações multimídia (dados, voz e imagem), utilizando quaisquer meios, a assinantes dentro de uma área de prestação de serviço.


Serviços

São soluções intangíveis (não materiais) que as Empresas disponibilizam para a aquisição aos seus Clientes - como exemplo, planos de Internet.


Serviço composto

É o serviço que irá possui uma composição, ou seja, um ou mais serviços simples agrupados. No serviço composto fica a distribuição de valor entre os serviços simples e entre outras regras. A composição é comumente utilizada para dividir um serviço em SCM e SVA.


SH

Sigla para Sistema Harmonizado de Designação e Codificação de Mercadorias. É utilizado internacionalmente como um sistema padronizado de codificação e classificação de produtos de importação e exportação.


SPED

Sistema Público de Escrituração Digital.


SVA

Serviço de Valor Adicionado, oferece um serviço agregado, como por exemplo os toques de celular diferenciados, notícias enviadas por SMS, músicas e antivírus. Ao contrário das chamadas telefônicas ou da conexão de dados, os serviços de valor adicionado não são considerados serviços de telecomunicações.


Termo de aceite eletrônico

Envio on line de um documento para o cliente dar o aceite, substituindo a assinatura física de um contrato impresso.


Tipos de contratos

São cadastros que agrupam informações básicas do contrato como vigência, tipo de faturamento, Local de venda, condições de pagamento, comunicação de faturamento, entre outros.


Tributos

São valores que devem ser pagos ao poder público. Há cinco tipos de tributos: impostos, taxa, contribuições de melhoria, empréstimos compulsórios e contribuição especial.


Valores eventuais

Cobranças extras ou descontos concedidos em determinado mês do valor original do contrato do cliente. Pode ser contabilizado por contrato ou diretamente por agrupador.


Vencimento do boleto

É a configuração do Tipo de Vencimento, mês atual ou mês seguinte.