Conceitos de Financeiro

De Grupo Voalle

Para facilitar a busca da palavra desejada, você pode utilizar o comando dos botões Ctrl e F, que devem ser pressionados simultaneamente.

Principais conceitos

Agrupadores

São determinadores de funções tributárias, diretamente ligados a emissão de notas fiscais de acordo com o serviço prestado pelas empresas (ativação, telecomunicações = mod 21, venda de produtos ou comodato = mod 55). Determinam diretamente qual Local (CNPJ) é emissor da nota, qual a nota que deve ser emitida e em qual natureza financeira a mesma deve ser contabilizada.


Aporte

Trata-se de uma ação operacional específica de um caixa atendimento, deve ser usado para adicionar dinheiro no caixa atendimento, realizando uma espécie de “recarga” no caixa. O valor será sacado da conta cofre que o caixa atendimento estiver vinculado e será depositado no caixa atendimento que está realizando a ação.


Baixar título

Ao utilizar essa funcionalidade, o provedor não recebe mais o valor do título por parte do cliente. Assim será feito um lançamento em um conta específica de Baixa, previamente cadastrada nos parâmetros globais.


Boleto

É um tipo de instrução de cobrança, já registrado pela instituição financeira.


Caixa atendimento

Trata-se de um caixa físico onde serão recebidos e pagos valores. Um caixa atendimento é um caixa que fica no balcão de uma loja, à disposição de clientes e fornecedores. O caixa atendimento sempre estará vinculado a uma conta cofre.


Contas a pagar

São as obrigações financeiras que a empresa assume com seus fornecedores.


Contas a receber

São os títulos de créditos que a organização tem direito de receber.


Conta bancária

Trata-se do espelho da conta bancária do cliente, de modo que se possa analisar extrato e saldo diretamente no sistema. Após realizar as operações no banco, essas devem também ser executadas no sistema.


Condições de pagamento

É como o cliente pagara, à vista ou a prazo, número parcelas, adiantamento, valor de cada parcela, prazo e data de cada parcela.


Conciliação Bancária

É o processo que consiste na comparação entre o extrato bancário com as informações de controle financeiro interno de uma empresa.


Cobrança

É a ação de cobrar uma dívida financeira.


Co-Billing

Co-billing ou co-faturamento é uma modalidade de serviço prestado pela operadora local (dona do terminal, também denominada contratada) para as operadoras de LD (Longa Distância, também denominada contratante). Este serviço consiste na emissão da fatura da operadora local em conjunto com a fatura da operadora de longa distância. Basicamente, terceirizar a cobrança para o cliente, ou seja, contratar uma empresa para realizar a cobrança.


Conta cofre

Trata-se de um caixa ou cofre físico onde serão armazenados os valores financeiros da empresa. Esta conta é responsável por coordenar e direcionar valores entre os caixas de atendimento, bem como entre outras contas cofre ou ainda contas bancárias.Todas devem estar cadastradas no sistema.


CPA

Sigla que representa as contas a pagar.


CRE

Sigla que representa as contas a receber.


CSLL

Contribuição Social sobre Lucro Líquido, um tributo de competência federal instituído pela Lei nº 7.689/1988.


CSOC

Contribuição Social.

CTE (MOD57)

Modelo de nota fiscal de Conhecimento de Transporte Eletrônico. Tem o objetivo de documentar, com validade fiscal, uma prestação de serviço de transporte de cargas.

CTS

Código de Situação Tributária, ou seja, um código de três dígitos que determina a tributação (referente ao ICMS) do produto, que são classificados,de acordo com as tabelas A e B, as quais estão disponíveis online.


Custos

Os custos estão relacionados com a atividade fim do negócio, como matéria-prima, por exemplo, para que se possa fabricar um produto, ou um custo essencial que sem ele não se possa prestar o serviço. Exemplos: Energia elétrica na indústria, Link de internet em um provedor.


Despesas

São os gastos que não estão relacionados com a atividade fim do negócio. Exemplo: Aluguel de impressora, Material de limpeza.


DRE (Demonstrativo do Resultado por Exercício)

É um relatório contábil que utiliza o regime de competência para apresentar as informações para análise, valendo-se do confronto das receitas, despesas e resultados apurados. Além disso, serve como um documento que comprova a eficiência da empresa para outras pessoas e é uma fonte confiável de consulta para a tomada de decisões futuras.


Formas de Pagamento

É a forma do cliente pagar pelo produto ou serviço, são oferecidas pela empresa para o cliente (dinheiro, cartão de crédito (com ou sem recorrência), débito, boleto, cheque, transferência bancária e pagamentos digitais.


Fatura

Documento que o estabelecimento emite para o cliente onde contém a consolidação de vários títulos e posteriormente será definido a sua forma de pagamento que pode ser o boleto.


Fluxo de caixa

É a ferramenta de controle financeiro da organização. Através dela que podem ser acompanhadas todas entradas e saídas de recursos financeiros, tendo assim uma visão completa do negócio.


Faturamento

É a soma de todas as vendas ou toda a prestação de serviço realizados em um determinado período.


Gateway de pagamento

É um serviço destinado a lojas virtuais, SaaS e empresas de grande porte. É mantida por uma operadora financeira que autoriza pagamentos de transações feitas online em websites de empresas ou pessoas físicas.


Inadimplência

É a falta de cumprimento de uma obrigação financeira.


Integração Bancária

Processo de comunicação entre o sistema e o banco através de arquivos de remessa e retorno, enviando e recebendo informações de cobranças para o banco, tal como, registros, recebimentos, alterações, entre outros.


Integração contábil

É o processo de conciliação contábil entre o ERPVoalle e software contábil de terceiro.

Instituição Financeira

São os bancos ou cooperativas de crédito que buscam otimizar a alocação de capitais financeiros próprios e/ou de terceiros, obedecendo uma correlação de risco, custo e prazo.


IR

Imposto de Renda é um tributo cobrado anualmente pelo governo federal sobre os ganhos de pessoas e de empresas. Seu valor é pago de acordo com os rendimentos declarados.


Leitura OFX

Trata-se da importação de um arquivo relativo ao extrato bancário em formato OFX, para que todos os lançamentos na conta bancária sejam conferidos com os lançamentos no ERP da mesma conta, para que o saldo fique comparado. Tornando de fato a visão correta sobre a conta dentro do sistema para uma melhor gestão financeira.


Liquidação

Ato de receber o título do cliente e o mesmo tornar-se liquidado.


Mod 21

É o modelo de nota fiscal a ser emitido por empresas de prestação de SERVIÇO DE COMUNICAÇÃO MULTIMÍDIA – SCM como as empresas de telecomunicação, provedores de internet e emissoras de rádio e TV. Para optar pelo modelo adequado da nota fiscal, devemos observar o Regulamento do ICMS do Estado.


Mod 22

É o modelo de nota fiscal a ser emitida por empresas de prestação de SERVIÇO DE TELECOMUNICAÇÃO, ou seja, que prestam serviços de telefonia. Para optar pelo modelo adequado da nota fiscal, devemos observar o Regulamento do ICMS do Estado.


Naturezas Financeiras

As Naturezas Financeiras servem para ter um controle gerencial de toda a movimentação financeira realizada no sistema, trazendo informações de análise quanto a receitas e despesas.


NFE (MOD55)

Modelo de Nota Fiscal Eletrônica. Sua emissão serve para registrar transações comerciais originadas de pessoas jurídicas, como: vendas, devoluções, remessas para consertos, baixas de estoque e outras operações. Nela são destacados os impostos de ICMS, PIS, a COFINS, o IPI e o Imposto sobre Importação. A adesão a esse documento é obrigatória para contribuintes de ICMS que querem registrar as operações mencionadas anteriormente.


NFSE

Nota Fiscal de Prestação de Serviço Eletrônico , é a nota fiscal de prefeitura tributável pelo ISS (antigo ISSQN).


Nota de entrada LDR

Lançamento Direto. Exemplo: Quando não se tem um contas a pagar ou contas a receber, as entradas e saídas são feitas direto na conta, através das notas de entradas LDR.


Nota Fiscal

Documento gerado para comprovar a contratação ou prestação de um serviço, a saída ou a entrada de um produto. Ela é fundamental para que as empresas possam declarar os impostos incidentes sobre as operações realizadas, facilitando a fiscalização das autoridades responsáveis.


Nota Fiscal complementar

É um documento que serve para complementar os dados que constam em Notas Fiscais originais. Como exemplo, pode ajustar valores de impostos ou dados inconsistentes no documento original.


Pessoa física

É um termo usado ao se fazer distinção entre seres humanos e empresas. Esse tipo de diferenciação é comum em normas legais e contratos, a identificação das pessoas físicas é o CPF.


Pessoa jurídica

O termo pessoa jurídica é utilizado na ciência jurídica para designar uma entidade que pode ser detentora de direitos e obrigações e à qual se atribui personalidade jurídica ex. empresas, sua identificação é feita através do CNPJ.


Recebimento

É a entrada monetária que ocorre em uma organização.


Receitas

São os ganhos da empresa, ou seja, seus recebimentos, como títulos ou lançamentos a receber, de acordo com a respectiva Natureza Financeira.


Recorrência no cartão

Recorrência é uma cobrança recorrente; uma opção de transação em que o débito é feito automaticamente no cartão de crédito do cliente, não comprometendo seu limite.


Regime de caixa

É a movimentação financeira registrada no dia em que foi recebida ou paga, considerando a data em que o dinheiro entrou ou saiu do caixa da empresa.


Regime de competência

É a movimentação financeira registrada no momento em que foi efetuada, independente da data de pagamento ou recebimento de valores, ou seja, data da compra ou venda.


Relatório SICI

Toda empresa de telecomunicações deve apresentar mensalmente para a Anatel uma série de informações relativas aos serviços prestados: número de clientes, tipos de tecnologia, velocidade ofertada, faturamento bruto, etc. Trata-se do Sistema Integrado de Coleta de Informações – SICI. Essa informações devem ser prestadas com total exatidão, pois a Anatel e as Receitas Federal e Estadual cruzam todos os dados para conferência.


Remessa

Arquivo gerado através do sistema com as instruções para o banco (são exemplos: registro e baixa de títulos, alteração de vencimento, etc.). Diariamente, o banco precisa receber essas informações para realizar os devidos registros dos boletos.


Retorno

Todo arquivo remessa gera um arquivo retorno pelo banco como contrapartida, com o resultado do processamento.Para a empresa confirmar se as movimentações enviadas na Remessa foram aceitas, assim como demonstrar as liquidações efetuadas pelos clientes. O processamento do mesmo é fundamental para que possa se efetuar a conciliação bancária.


Sangria

Trata-se da retirada do dinheiro do caixa atendimento para a conta centralizadora, denominada cofre. Deve ser usado para liberar dinheiro do caixa atendimento, realizando o saque e o depositando na conta cofre no qual o caixa atendimento está vinculado. É o processo contrário do aporte.


Sistema Prosoft

Funcionalidade de importação de lançamentos via Excel de informações financeiras.


ST

Substituição Tributária. É o regime pelo qual a responsabilidade pelo ICMS é atribuída a outro contribuinte, não ao prestador do serviço. Ou seja, o valor destacado no campo “Substituição Tributária” da Nota Fiscal é reembolsado para essa mesma empresa que recolheu o imposto no recebimento desta venda.


Títulos

É o resultado final da emissão de um documento fiscal ou não, que gera uma obrigação de pagamento para o cliente.


Título definitivo

Significa que a conta é real (não sofrerá alterações) e precisa ser paga. Por exemplo: ao lançar uma nota de compra, os títulos gerados já serão gerados como títulos definitivos.


Título provisório

São contas não definitivas, ainda provisórias e que com isso, podem sofrer alteração de valores. Ao já estarem registradas no sistema, apresentaram análises de provisões de pagamento ou recebimento, tal como o fluxo de caixa.