Configurações PABX
Objetivo da Documentação
Auxiliar na configuração dos parâmetros para que a integração padrão de serviços PABX ocorra. Essa integração padrão é chamada de default no ERP. A parametrização das integrações de PABX é feita utilizando as orientações dessa página, com exceção das integradoras NativeIP, Telein e NeWave.
As configurações da NativeIP e da NeWave podem ser encontradas em suas respectivas páginas:
- NativeIP
- NeWave
Serviços que não são NativeIP, NeWave ou Telein usam as mesmas configurações encontradas nesta página.
Alguns passos serão realizados internamente pela equipe da Voalle e outros devem ser feitos pelo usuário do ERP.
Como configurar PABX
Processo de soluções Integradas oferecidas pela Voalle
1. Solicite ao prestador de serviço de PABX os dados de IP, Usuário (API), Senha (API) e IP de Acesso;
2. Abra uma solicitação pedindo a integração. Clique aqui para conhecer as empresas integradoras;
3. Solicite à equipe de integrações a liberação do módulo PABX;
4. Informe a URL do ERP, o integrator e o token para o prestador do serviço de PABX.
- O token pode ser visto no próprio módulo PABX.
- O integrator para a integração default é "new". Veja alguns outros integradores clicando aqui;
5. Configure os parâmetros na rotina Configurações / Parâmetros > PBX.
Preencha os campos disponibilizados nessa tela, seguindo as instruções abaixo:
- Nome: habilita os campos relacionados à configuração de um PABX padrão. Escolha Default caso o prestador do serviço de PABX não esteja listado;
- IP: insira um endereço IP do servidor disponibilizado pelo prestador do serviço de PABX;
- neWave: Informar o IP com o prefixo HTTP:// antes do IP;
- neWave: Informar o IP com o prefixo HTTP:// antes do IP;
- Usuário (API)*: insira o usuário de acesso ao serviço do integrador;
- Senha (API)*: insira a senha de acesso ao serviço do integrador (não é obrigatório);
- IP de Acesso: endereços liberados para consulta nos endpoints da API. São disponibilizados tanto pela Voalle, como pelo prestador do serviço de PABX. É importante salientar que esse não é um parâmetro obrigatório. Se nenhum IP for informado, então qualquer IP pode realizar as consultas da API de PABX da Voalle. Mas no momento que um IP for informado, apenas os IPs informados serão liberados para fazer as consultas. Erros nas chamadas da API de PABX desta integração, onde a resposta recebida é um HTML, podem ser explicados por essa falta de liberação. Ao inserir múltiplos IPs, eles devem ser separados por vírgula;
- Modelo de e-mail para envio de 2ª Via: pesquise e selecione o modelo usado pela API de PABX da Voalle para enviar a segunda via do boleto do cliente. Para saber mais, visite modelos de email.
- *O "Usuário (API)" e "Senha API" são os valores passados no corpo da requisição. Essa parametrização é necessária para acessar os métodos da API desenvolvida pelo integrador. Integrações que apenas consultam a API PBX e API ERP da Voalle não necessitam dessa parametrização, mas devem ficar atentas ao uso do “integrator” comentado no parágrafo abaixo.
- *O "Usuário (API)" e "Senha API" são os valores passados no corpo da requisição. Essa parametrização é necessária para acessar os métodos da API desenvolvida pelo integrador. Integrações que apenas consultam a API PBX e API ERP da Voalle não necessitam dessa parametrização, mas devem ficar atentas ao uso do “integrator” comentado no parágrafo abaixo.
Por fim, salve as alterações realizadas nos parâmetros.
Se o prestador do serviço de PABX já recebeu o token e configurou o seu serviço, a integração está quase pronta para se usada. Falta a atribuição de ramais na rotina PABX - Extensões.
IMPORTANTE: ao abrir a rotina PABX - Extensões, ela deve trazer os ramais cadastrados no serviço de PABX automaticamente. Caso isso não ocorra, o processo de integração anterior não foi feito corretamente na parametrização do módulo PABX ou o prestador do serviço de PABX ainda não configurou o serviço com os dados enviados.
- Para atribuir os usuários de cada ramal, use a rotina Service Desk / Utilitários / PABX - Extensões:
I) ERP mostra todos os ramais cadastrados no serviço de PABX, nenhum cadastro de ramais é feito no ERP;
II) Apenas um usuário por vez pode utilizar um dado ramal;
III) O usuário do ERP deve ter o seu ramal na rotina PABX - Extensões e também deve utilizar o mesmo ramal no serviço de PABX. Se o usuário estiver atribuído a ramais diferentes nas duas plataformas, certas funcionalidades da integração não vão funcionar.