GeoGrid

De Grupo Voalle

O Geogrid é um serviço de documentação de redes integrado ao ERP.

Objetivo da Documentação

Apresentar as funcionalidades e regras referente a utilização da integração com a plataforma de documentação de rede.

Requisitos

Para carregar as informações de rede na rotina de Venda Assistida e Porta Reservada, é necessário que o cliente já esteja utilizando o serviço da integradora e sua estrutura de rede esteja devidamente mapeada.

Funcionalidades

As duas principais funcionalidades da integração entre ERP e integradora é a possibilidade de verificar a disponibilidade da rede atender o endereço do cliente durante a venda, e a ativação da porta da conexão usada por esse cliente. Ambas as funcionalidades são mostradas a seguir.

Venda

Viabilidade: Nesse passo da venda, é possível verificar se há estruturas que possuem disponibilidade para atender o cliente, com base no seu endereço e no alcance definido.

Reserva de porta: Quando houver portas disponíveis em um equipamento para o cliente, é possível realizar a reserva da porta, para que não seja feita a venda para outro cliente.

Finalização da venda: Ao finalizar da venda com uma reserva feita, o ERP irá gerar a solicitação de ativação, e vincular a solicitação um print com informações sobre a porta/equipamento reservado, conforme definido nos parâmetros.

Ativação

Ativar/Cancelamento da reserva: Após a venda, o técnico ou pessoa responsável pela ativação da porta pode registrá-la no ERP, que por sua vez sincronizará essa informação com o serviço da integradora.

  • Na rotina Service Desk / Análise / Solicitações - Listagem, podem ser verificadas todas as solicitações de ativação. Selecione a solicitação de ativação aberta com a venda do plano de internet.

  • No menu à esquerda no protocolo, selecione a opção Porta Reservada. Lembrando que o técnico ou atendente desta solicitação deve ter se apropriado da solicitação. Feito isso, a opção para ativar a porta aparecerá.

  • Selecione a estrutura com a porta reservada, escolha o cabo que será usado. Após a tela de carregamento azul, a ativação da porta foi registrada no ERP e em alguns minutos essa ativação também terá sido registrada com o sistema da integradora.

Manutenção de estruturas

Na plataforma da Geogrid deve ser feita a criação das estruturas de rede e após estarem como status de Produção (no ERP é equivalente ao status Atendimento), serão replicados ao ERP.

Estruturas de rede

  • CTOs: Cadastro de caixa de rede do tipo Caixa de Terminação Óptica
  • CPEs: Cadastro de caixa de rede do tipo Caixa de Emenda Óptica
  • CRMs: Cadastro de caixa de rede do tipo Caixa de Rede Multiúso
  • OLTs: Cadastro de ponto de acesso. (Integração e vinculo com splitter disponíveis)
  • Splitters: Cadastro de splitter

A criação e edição de dados das estruturas acima são replicadas ao ERP, porém a exclusão de estruturas devem ser feitas tanto no ERP quanto na Geogrid, para que vínculos sejam desfeitos corretamente.