Lançamento de uma Nota Fiscal de Compra de Serviço

De Grupo Voalle

Documentação

Lançamento de uma Nota Fiscal de Compra de Serviço

Objetivo

Ensinar como se realiza o lançamento de Notas Fiscais de Compra de Serviço.

Requisitos

Antes de realizar o lançamento de uma Nota Fiscal de Serviço, é necessário:

  • Cadastrar o Fornecedor - em Suíte / Cadastros / Pessoas – Completo' - com os seguintes dados definidos: deve estar marcado o atributo Fornecedor; no item de menu Fiscal/Contábil marcar o campo Regime Tributário.
  • Cadastrar a Operação - em Faturamento / Cadastros / Operações.

Obs: Verifique se a Operação está configurada com a respectiva série em “Séries por Local” e com a CFOP em “Mapeamento de CFOP”.

  • Cadastrar a Série - em 'Faturamento / Cadastros / Série Documentos.
  • Cadastrar os Serviços - em Faturamento / Cadastros / Produtos/Serviços.


Funcionalidades

Ao acessar Materiais / Operações / Lcto NF Compra - Serviço, será aberta a tela:

Nesta tela o usuário vai ter a seguinte visão:

1 - Filtrar as notas.

2 - Ações que podem ser realizadas na rotina tais como, criar nova nota tornar uma nota editável [[File: e excluir uma nota [[File:

3 - Uma grid que exibe algumas informações das notas assim como um link para visualizar todas as informações da nota.


Passo a passo

Como lançar uma Nota de Compra de Serviço

1. Acesse a rotina Materiais / Operações / Lcto NF Compra - Serviço.

2. Clique no ícone Nova Nota .


1. DETALHES

O modal virá por padrão exibindo aba Detalhes as informações desta aba deverão ser preenchidas baseadas nas informações da nota.

Quando o usuário definir valores nos campos de Fornecedor e Operação o sistema irá exibir informações do fornecedor e da operação na própria aba detalhes:

Seleção 543.png

Caso a operação definida na nota seja: Compra/Conta Serviços e os campos É Fornecedor de Serviço e Optante do CPRB não tenham sido definidos no cadastro do fornecedor na primeira nota cadastrada para o fornecedor o usuário deverá definir o valor do campo Optante do CPRB, sendo que nessa rotina são lançadas apenas notas de serviços o fornecedor será definido como um fornecedor de Serviço.

O campo Serie tem opções de valores para seleção conforme o valor definido no campo Local.

O campo Crédito PIS/COFINS pode limitar a inserção da nota no registro A100 do SPED Contribuições, caso seja marcada a opção Não.

Observação: Notas que possuam INSS retido só poderão ser gravadas caso o fornecedor possua o campo Optante do CPRB definido com uma opção diferente de não se aplica. O sistema irá validar essa condição avisando onde a mesma deve ser corrigida.

Validações ao incluir nota:

  • Se o campo "Fornecedor" e "N° Docto" for vazio e o campo "Chave NFSE" for preenchido com um valor já cadastrado, o sistema mostrará a mensagem em relação a chave, perguntando se o mesmo deseja continuar o lançamento.
  • Se o campo "Fornecedor" for vazio e o "N° Docto" for preenchido e o campo "Chave NFSE" for preenchido com um valor já cadastrado, o sistema mostrará a mensagem em relação a chave, perguntando se o mesmo deseja continuar o lançamento.
  • Se o campo "Fornecedor" for preenchido e o "N° Docto" for preenchido e o campo "Chave NFSE" for preenchido com um valor já cadastrado, o sistema mostrará a mensagem em relação a chave, perguntando se o mesmo deseja continuar o lançamento.
  • Se o campo "Fornecedor" for preenchido e o "N° Docto" for preenchido com um valor já cadastrado para o fornecedor selecionado e o campo "Chave NFSE" for preenchido com um valor não cadastrado, o sistema mostrará a mensagem em relação ao N° Docto, perguntando se o mesmo deseja continuar o lançamento.
  • Se o campo "Fornecedor" for preenchido e o "N° Docto" for preenchido com um valor já cadastrado para o fornecedor selecionado e o campo "Chave NFSE" for vazio, o sistema mostrará a mensagem em relação ao N° Docto, perguntando se o mesmo deseja continuar o lançamento.


2. IMPOSTOS

A aba Impostos vista na imagem abaixo terá o valor do campo Alíquota ICMS definido pela Operação definida na aba Detalhes pois cada operação é vinculada a um serviço e este serviço possui Alíquota ICMS. Os demais campos da tela devem ser preenchidos conforme valores presentes na nota.


3. FINANCEIRO

A aba Financeiro vista na imagem abaixo vira por padrão apresentando apenas os campos Nat. Financ e Gera Financeiro este último definido como Não por padrão caso seja mudado para Sim o sistema então irá apresentar o campo Cond.Pgto para que o usuário possa escolher a forma de pagamento conforme a nota, dependendo da forma de pagamento escolhida o sistema irá apresentar também o campo Título provisionado os valores apresentados neste campo são definidos conforme o campo Fornecedor definido na aba de Detalhes


4. RATEIO

A aba Rateio vista na imagem abaixo vira por padrão desabilitada para habilitar a mesma o usuário deve definir um valor no campo Local da aba Detalhes e definir também valor no campo Nat. Financ. na aba Financeiro

Obs: Caso a operação definida no campo de mesmo nome da aba Detalhes seja Compra/Conta Serviços o sistema irá apresentar no lugar da aba Imposto as abas Totais e Itens como é possível ver na imagem abaixo:

Os campos de impostos devem ser preenchidos de acordo com a nota fiscal, sendo que os campos Possui sub contratação de serviço e Possui concessão antecipada de INSS, 15 anos, 20 anos e 25 anos serão preenchidos automaticamente conforme os valores da aba Impostos (campos possuem o mesmo nome em ambas as abas). Os campos PIS e COFINS, serão calculados automaticamente conforme valores da aba impostos assim como os campos total de serviços e total da nota


5. TOTAIS

Na aba Totais vista na imagem abaixo, o usuário deve inserir em seus campos os valores correspondentes ao somatório total de todos os itens da nota.

Modal - Novo Documento de Entrada de Serviço - Aba Totais.jpg

Obs: Os campos Possui sub contratação de serviço, Possui Concessão antecipada de inss, 15 anos, 20 anos e 25 anos só vão estar visíveis em tela caso o campo INSS esteja marcado como Retido.

Obs 2: Se a checkbox BC Reduzida do campo INSS estiver desmarcada, o ERP irá impedir que o valor informado no campo seja superior a 11% ou inferior a 3.5% do valor total dos serviços, conforme demonstrado na imagem abaixo.

Validação da alíquota do INSS.jpg


Se a checkbox BC Reduzida estiver marcada e for informado valor superior a 11% do valor total dos serviços, será apresentada a mensagem demonstrada na imagem abaixo.

Validação da alíquota do INSS maior que 11.jpg


Se a checkbox BC Reduzida estiver marcada e for informado valor inferior a 3.5% do valor total dos serviços, não haverá impedimento e o lançamento da nota poderá ser realizado após clicar em Validar Valores com sucesso, conforme demonstrado na imagem abaixo.

Validação da alíquota do INSS com BC Reduzida.jpg


6. ITENS

Na aba Itens vista na imagem abaixo o usuário deve inserir todos os itens da nota e suas respectivas informações sobre impostos (como visto no item 6 muitos dos dados informados para os itens dessa nota irão refletir na aba Totais):

Observação: Os campos Possui concessão antecipada de aposentadoria, Possui sub contratação de serviço , 15 anos, 20 anos , 25 anos e Tipo de Serviço só vão estar visíveis em tela caso o campo INSS esteja marcado como retido na aba totais

Ao terminarmos de preencher os dados da nota podemos salvar a mesma como uma nota definitiva pressionado o botão Gravar Nota visto na imagem anterior ou salvar uma Pré Nota

Observações:

-Na aba Detalhes é permitido selecionar qualquer operação que respeite as condições:

Sinal = Entrada

Finalidade = Serviço

Tipo = Qualquer um dentre os listados abaixo:

Compra/Conta Energia Elétrica

Compra/Conta Água

Compra/Conta Telefone

Compra/Conta Transporte

Compra/Conta Serviços

  • Na aba Impostos o valor da CTS egue a seguinte regra:

Se a operação estiver configurada como Usa CST = da Operação, rotina utilizará a CST definida na própria operação;

Caso a operação estiver configurada como Usa CST = do Produto/Serviço, será utilizada a CST definida na tabela de ICMS vinculada ao produto.

-Serão alterados determinados blocos do SPED Fiscal para não contabilizar o ICMS das notas de entrada lançadas na rotina Materiais / Operações / Lcto NF Compra - Serviço, de acordo com a CST definida no documento.

As CSTs que não dão direito a crédito de ICMS serão as seguinte:

040 - Isenta

041 - Não tributada

050 - Suspensão

060 - ICMS Cobrado Anteriormente por ST

A nota continuará sendo enviada, porém os campos que definem o crédito serão zerados. Seguem as alterações:

Bloco C100 - Documentos - Notas Fiscais

Será zerado o ICMS das colunas 21 (VL_BC_ICMS) e 22 (VL_ICMS)

Bloco C170 - Complemento do Documento - Itens do Documento

Será zerado o ICMS das colunas 13 (VL_BC_ICMS) e 15 (VL_ICMS)

Bloco C190 - Registro analítico do Documento

Será zerado o ICMS das colunas 06 (VL_BC_ICMS) e 07 (VL_ICMS)

Bloco C500 - Nota Fiscal - Contas de energia elétrica

Será zerado o ICMS das colunas 19 (VL_BC_ICMS) e 20 (VL_ICMS)

Bloco C590 - Registro analítico do Documento

Será zerado o ICMS das colunas 06 (VL_BC_ICMS) e 07 (VL_ICMS)

Bloco D500 - Nota Fiscal de Serviço de Comunicação/Telecomunicação

Será zerado o ICMS das colunas 18 (VL_BC_ICMS) e 19 (VL_ICMS)

Bloco D590 - Registro analítico do Documento

Será zerado o ICMS das colunas 06 (VL_BC_ICMS) e 07 (VL_ICMS)

Bloco E110 - Apuração do ICMS - Operações Próprias

As notas de CST que não permitem crédito não serão somadas aos totalizadores 06 (VL_TOT_CREDITOS), 11 (VL_SLD_APURADO) e 13 (VL_ICMS_RECOLHER)

Bloco E116 - Obrigações do ICMS recolhido ou a recolher

As notas de CST que não permitem crédito não serão somadas ao totalizador 03 (VL_OR)

Como tornar uma Nota editável

1. Selecione a Nota desejada e clique no ícone Alterar p/ Editável ao fazer isso a nota ira aparecer no filtro Editáveis com visto na imagem abaixo e ao selecionarmos o link do fornecedor desta nota poderemos editar a mesma:

Observação: Somente notas definitivas podem se tornar editáveis, porém Pré Notas podem ser editadas ao acessar o link do fornecedor.


Como excluir uma Nota

1. Selecione a Nota desejada e clique em Excluir Nota .

Páginas relacionadas

Geração do SPED Fiscal/Contribuições