Qual a funcionalidade do campo “Ignora Usuário Excluído” nos Parâmetros da Autenticação?
Pergunta frequente
Qual a funcionalidade do campo “Ignora Usuário Excluído” nos Parâmetros da Autenticação?
Objetivo da funcionalidade
Ao parametrizar a Autenticação, com a opção "Não" selecionada em "Ignora Usuário Excluído", o sistema reconhece se existem usuários excluídos no momento de gerar novas conexões.
Através desse campo, você previne que um mesmo usuário seja utilizado para mais de uma conexão/pessoa e evita que as informações fiquem mescladas.
Lembre-se de que cada cliente deve possuir seu próprio Extrato de Autenticação, com informações de Atributos (parâmetros de autenticação) e Histórico, por exemplo. Caso um mesmo usuário seja utilizado para mais de uma pessoa, torna-se inviável o acompanhamento individual da conexão. Isso pode ocasionar problemas com a Anatel ou jurídicos - caso seja solicitado judicialmente o histórico de acessos de uma determinada pessoa.
Requisitos
Antes de criar uma Conexão, é necessário:
- Cadastros de Concentradores e Pontos de Acesso no módulo ISP | Telecom;
- Cadastro de Grupos de Serviços - em Faturamento / Cadastros / Grupos de Produtos/Serviços;
- Cadastro de Serviço - em Faturamento / Cadastros / Produtos/Serviços.
Passo a passo
1. Acesse a rotina Suíte / Configurações / Parâmetros, menu Autenticação.
2. Agora, vá até o campo Ignora Usuário Excluído.
No ERPVoalle, por padrão, o campo “Ignora Usuário Excluído” virá marcado como Não. Por isso, fique atento às diferenças de cada seleção:
- Sim
Se você marcar “Sim”, ao criar uma nova conexão o sistema somente valida se o usuário está cadastrado em uma conexão ativa. Assim, se já existir a conexão ativa do usuário fulano.erp, o sistema gera automaticamente um usuário com um complemento numeral: fulano.erp_1. Porém, nessa opção o sistema não reconhece os usuários excluídos, sendo possível a criação de um usuário igual àquele excluído anteriormente.
- Não
Se você marcar “Não”, ao criar uma nova conexão o sistema valida se o usuário já está cadastrado em outra conexão, além de verificar os usuários que foram excluídos.
Exemplo: ao verificar a existência de um usuário excluído nomeado como fulano.erp_1, o sistema gera automaticamente o usuário fulano.erp_2, que não possui vínculo com o extrato da conexão anterior. No momento do processo de geração automática há a inclusão de um número para diferenciá- lo, como neste caso, de usuário anteriormente excluído.