Uso de gatilhos

De Grupo Voalle

Resumo da Rotina

Objetivo:

Essa rotina tem o objetivo de exemplificar o uso de "gatilhos".

Principais Rotinas Impactadas:

Não possui.

Rotina(s)

Esta funcionalidade está disponível no módulo Assessoria ao Cliente.

O caminho para acessar a Rotina é: Assessoria ao Cliente/ Integrações/ Webhooks.

Funcionalidades e Recursos

Os gatilhos são condições definidas dentro do cadastro de Webhooks, os quais irão disparar conforme eventos que atendam a essas condições dentro do sistema. Tais gatilhos são dependentes do integrador definido durante o cadastro do Webhooks. Abaixo explicaremos o uso de cada um dos gatilhos e sua dependência em relação ao integrador.

Alteração de Contrato: Caso esse gatilho seja selecionado no cadastro do Webhook, o usuário poderá escolher qual alteração do contrato gostaria de usar como condição para disparo - Estágio do contrato ou Status do contrato.

  • Estágio do contrato: caso este tipo seja usado na definição de "gatilho", o usuário poderá escolher, entre uma lista de opções, qual estágio do contrato irá disparar o "gatilho". Como exemplo de estágios de um contrato temos "Em aprovação" e "Cancelado".

Neste caso, como visto no gif abaixo, temos um exemplo de Webhook cujo integrador é "empresa1" e seu gatilho selecionado é Alteração de Contrato-> Estágio do contrato-> Aprovado. Neste caso, o gatilho será disparado se um contrato que possua serviço ou patrimônio do mesmo tipo do integrador do Webhook tenha o estágio mudado para aprovado. O disparo desse gatilho será visto na rotina: Assessoria ao Cliente/ Integrações/ Webhook Data Storage


  • Status do contrato: Caso este tipo seja usado na definição de "gatilho", o usuário poderá escolher, entre uma lista de opções, qual status do contrato irá disparar o "gatilho". Como exemplo de status de um contrato temos "Normal" e "Cortesia".

Neste caso, como visto no gif abaixo, temos um exemplo de Webhook cujo integrador é "empresa1" e seu gatilho selecionado é Alteração de Contrato-> Status do contrato-> Cortesia. Neste caso, o gatilho será disparado se um contrato que possua serviço ou patrimônio do mesmo tipo do integrador do Webhook tenha o status mudado para cortesia. O disparo desse gatilho será visto na rotina: Assessoria ao Cliente/ Integrações/ Webhook Data Storage.


  • Status do contrato e Estágio do contrato juntos: O usuário poderá usar os dois gatilhos juntos, pois ambos se referem a contrato.

Neste caso, como visto no gif abaixo, temos um exemplo de webhook cujo integrador é "empresa1" e seu gatilho selecionado é Alteração de Contrato-> Status do contrato-> Cortesia E Estágio do contrato -> Normal. Neste caso, o gatilho será disparado se um contrato que possua serviço ou patrimônio do mesmo tipo do integrador do Webhook tenha o status mudado para cortesia e seu estágio seja aprovado; ou seu status seja cortesia e seja mudado para integrado. O disparo desse gatilho será visto na rotina: Assessoria ao Cliente/ Integrações/ Webhook Data Storage.


  • Gatilho sem condições: O sistema também permite escolhermos a opção de Alteração de Contrato sem definirmos qual tipo de alteração será usada (Estágio do contrato ou Status do contrato). Neste caso, o gatilho será disparado em qualquer alteração de estágio ou status de um contrato que possua ligação com um patrimônio ou serviço com o mesmo integrador do Webhook. O disparo desse gatilho será visto na rotina: Assessoria ao Cliente/ Integrações/ Webhook Data Storage, como visto no gif abaixo:



Alteração de Serviço (Contrato): Caso este "gatilho" seja selecionado, o mesmo será disparado quando um serviço que possua o mesmo integrador definido no Webhook seja adicionado, excluído ou adicionado em um contrato através da troca de um serviço. O disparo desse gatilho será visto na rotina: Assessoria ao Cliente/ Integrações/ Webhook Data Storage, como visto no gif abaixo:


Alteração de Patrimônio (Contrato): Caso este "gatilho" seja selecionado, o mesmo será disparado quando um patrimônio que possua o mesmo integrador definido no Webhook seja vinculado em um contrato. Esse vínculo pode ocorrer através de uma solicitação vinculada ao contrato, em que um patrimônio seja vinculado e tenha sua nota emitida. O disparo desse gatilho será visto na rotina: Assessoria ao Cliente/ Integrações/ Webhook Data Storage, como visto no gif abaixo:


Regras gerais:

  • Não é possível fazer gatilhos que misturem regras referentes a serviço e patrimônio com contrato.
  • Não é possível fazer gatilhos referentes a serviços e patrimônios.

Rotina(s) Impactadas

Não possui.

Documentações Relacionadas

Integradores

Webhook Data Storage

Cadastro de Webhooks

Observações:

  • Os registros padrão do sistema são definidos pela Voalle.
  • A listagem de registros permite ordenação por uma ou mais colunas ao mesmo tempo. Para ativar esse tipo de ordenação enquanto uma coluna está ordenada, pressione a tecla "Shift +", clique com o botão esquerdo e selecione a ordenação da outra coluna. Por padrão, a tela virá ordenada pelo campo Código de forma crescente.
  • Para retirar a ordenação de uma coluna, o usuário pressione a tecla "Shift +" e clique com o botão esquerdo enquanto seleciona a coluna que deseja retirar a ordenação (a ordenação sumirá após completar o ciclo decrescente/crescente).