Parametrização do CO-BILLING no ERPVoalle

De Grupo Voalle
Revisão de 14h11min de 10 de fevereiro de 2022 por Syntesis (discussão | contribs)
(dif) ← Edição anterior | Revisão atual (dif) | Versão posterior → (dif)

Rotinas

  • Cadastros

Faturamento / Contratos / Operações
Faturamento / Cadastros / Produtos/Serviços

  • Parametrização

Suíte / Cadastros / Locais
Faturamento / Operações / Dashboard - Faturamento

  • Visualização

Financeiro / Operações / Dashboard - Co-Billing

Objetivo

Mostrar o passo a passo da parametrização, assim como os cadastros necessários para configurar o Co-Billing no ERPVoalle.

Principais conceitos

Co-Billing ou Co-Faturamento: É uma modalidade de cobrança responsável pela geração e controle de faturas. Empresas de Co-Billing são contratadas por outras empresas para fazer a cobrança dos clientes finais. A Empresa de Co-Billing recebe a informação de qual valor deve ser cobrado do cliente final, e realiza a cobrança. Após receber o pagamento, repassa o valor recebido para a empresa contratante, juntamente com um boleto referente ao valor do serviço de cobrança prestado. Por exemplo: A Empresa MinhaInternet presta serviço de internet ao cliente João, mas é a Empresa MinhaCobrança que gera as cobranças para o João. Conforme a MinhaCobrança recebe o pagamento do João, ela deve fazer o repasse à empresa MinhaInternet.

Cobilling.png

Requisitos

Para parametrizar o Co-Billing no seu ERPVoalle, são necessários alguns cadastros prévios. Caso você já os tenha realizado, pule para os passos da Parametrização, mais abaixo.

Cadastro da Operação

Vamos cadastrar a Operação que será utilizada para as cobranças do serviço de Co-Billing.

Faturamento / Contratos / Operações Nesta rotina, você deve cadastrar uma nova Operação para a Cobrança do Serviço de Co-Billing. Clique no ícone Nova Operação e preencha os seguintes campos:

1. Código: De acordo com a preferência ou o padrão já estabelecido no ERP Voalle da sua Empresa.

2. Título: Como sugestão, preencha com “Co-Billing”.

3. Sinal: Escolha “Saída”, já que as operações com sinal de Saída se referem a vendas de produtos ou serviços (originando um valor a receber quando o campo Movimenta Financeiro for selecionado).

4. Finalidade: Escolha “Serviço”, já que se trata da prestação de um serviço.

5. Tipo: Escolha “Venda de Produto ou Serviço”.

6. Ativo: Marque “Sim”.

7. Movimenta Financeiro: Selecione o campo. Se selecionado, a operação gerará títulos no Financeiro, CRE ou CPA.

8. Usa com cliente: Selecione o campo. Se selecionado, a operação utilizará informações do cliente para emissão do documento fiscal.

Operação 1.png


9. Nos blocos Fiscal - ICMS, Fiscal - PIS/COFINS, Fiscal - Deduzir ICMS da Base de Cálculo e Configuração de Impostos - Serviço preencha as informações de acordo com a nota fiscal que será emitida pela Empresa para o Co-Billing.

10. Clique em “Salvar e Editar”.


Você será direcionado às configurações da Operação Co-Billing. Acesse a aba Séries por Local para escolher uma série e definir o tipo de documento que será emitido.

1. Encontre na listagem a Empresa que será a prestadora do serviço Co-Billing.

2. Clique no ícone de lápis para editar as configurações da Empresa.

3. No campo Série, selecione a série desejada.

Operações 3.png


Agora acesse a aba Naturezas Vinculadas.

1. Clique no ícone “Nova Natureza Vinculada”.

2. Selecione uma Natureza Financeira. Atenção: Você pode cadastrar uma Natureza Financeira específica para o Co-Billing. Ela deve ter o sinal Transitório. Para cadastrar, acesse a rotina Financeiro / Cadastros / Naturezas Financeiras. Clique aqui para ver a documentação sobre a rotina: https://wiki.grupovoalle.com.br/Naturezas_Financeiras

Pronto! O cadastro da Operação foi finalizado.


Cadastro de Serviço

Faturamento / Cadastros / Produtos/Serviços

Nesta rotina, você deve cadastrar um novo Serviço para a Cobrança do Serviço de Co-Billing. Clique no ícone Adicionar Serviço e preencha os seguintes campos:

1. O campo código será preenchido automaticamente pelo sistema.

2. Em Serviço Composto, deixe marcado a opção não.

3. Selecione um Grupo de Serviço.

4. Defina o nome do Serviço - Serviço de Co-Billing, por exemplo.

5. No campo Primeira Unidade selecione “Serviço”.

6. No campo Código Atividade preencha como “Do Local”, caso for o seu código de atividade/CNAE usual;

7. Defina o código da lista de serviço.

8. Adicione também o NBS, que é o código da Nomenclatura Brasileira de Serviços.

9. O campo Preço de venda pode ficar zerado.

10. No campo Tipo Serviço selecione “Prest. de Serviço”.

11. Para preencher as demais informações de tributação, verifique com a contabilidade da sua empresa. Por exemplo: IRRF, INSS e ICMS.

12. Clique em Salvar.

Serviço 1.png


Passo a passo da parametrização

Parametrização do Co-Billing no ERPVoalle

A parametrização do Co-Billing no ERPVoalle tem quatro etapas:

CLIENTE.png PASSO 1: Parametrização do Local de Co-Billing

CLIENTE.png PASSO 2: Parametrização dos Locais que utilizam o serviço de Co-Billing

VOALLE.png PASSO 3: Manutenção na Infraestrutura

CLIENTE.png PASSO 4: Configuração dos contratos dos clientes


PASSO 1: Parametrização do Local de Co-Billing

O primeiro passo para a configuração do sistema de Co-Billing no ERP Voalle é parametrizar o Local responsável pela cobrança - ou seja, a Empresa de Co-Billing.

Para que uma Empresa possa ser configurada como Co-Billing, ela deve estar cadastrada como um Local no ERP Voalle. Para saber como cadastrar um local no sistema, clique aqui. Com o Local cadastrado, a primeira etapa da configuração da Empresa que vai prestar o Serviço de Co-Billing ocorre no Cadastro de Locais.

  1. Acesse a rotina Suíte / Cadastros / Locais.
  2. Clique no nome da Empresa (Local) que deve prestar o Serviço de Co-Billing.
  3. Acesse o menu Parâmetros, na coluna à esquerda.
  4. Encontre o bloco Parâmetros - Co-Billing e marque SIM no campo “É Local de Co-Billing”. Assim, você define que esse Local será o prestador do Serviço Co-Billing.


Parâmetros 1.png


Ao marcar SIM, novos campos serão habilitados, conforme a imagem abaixo:

Co-billing parametros.png



As informações preenchidas nestes campos servem para definir como a Empresa de Co-Billing vai cobrar das outras empresas pelo serviço de Co-Billing prestado.

EMISSÕES:

  • Dias para vencimento do título: Neste campo, você define quantos dias depois de gerado o título vence. Por exemplo: Se você preencher “10”, o título para a cobrança do serviço vencerá 10 dias depois de ter sido gerado.
  • Operação Co-Billing: Neste campo, você define qual Operação (documento) será utilizada para realizar a cobrança. A Operação deve estar configurada para o serviço de Co-Billing. Caso você ainda não tenha uma Operação para este fim cadastrada, acesse a rotina Faturamento / Cadastros / Operações para cadastrar e siga o processo explicado abaixo.
  • Serviço de Co-Billing: Neste campo, você define qual é o Serviço da cobrança do Co-Billing (que será apresentado na nota fiscal de co-billing). Você pode cadastrar um Serviço de Co-Billing. Para isso, acesse a rotina Faturamento / Cadastros / Produtos/Serviços e siga o processo explicado abaixo.
  • Tipo de Cobrança: Neste campo, você define qual é o tipo de cobrança que a Empresa de Co-Billing vai utilizar para cobrar as demais empresas pelo serviço prestado. Ou seja: o tipo de cobrança que será utilizado nos títulos a serem emitidos contra as empresas contratantes.
  • Natureza Financeira: Serão listadas todas as Naturezas Financeiras ativas e não deletadas vinculadas à operação selecionada no campo Operação Co-Billing.
  • Condição de Pagamento: Selecione a condição de pagamento dos títulos. Serão listadas todas as condições de pagamento ativas.
  • Valorização para as cobranças: Defina como a Empresa de Co-Billing vai cobrar as outras empresas pelo serviço prestado.

- Não se aplica: não há cobrança por título gerado.

- Monetário: é cobrado um valor fixo por título gerado - por exemplo, R$ 2,00. Se selecionado, preencha o campo Valor por título (R$).

- Percentual: é cobrado um percentual de acordo com o valor do título gerado - por exemplo, 2%. Se selecionado, preencha o campo Porcentagem por título (%).

Importante: Se você utiliza integração contábil e faz a importação dos arquivos contábeis para o seu sistema, para ter informações analíticas referente as movimentações realizadas de Co-billing, preencha os campos abaixo.

RECEBIMENTOS DE TÍTULOS

  • Natureza Financeira Co-billing Credor: Selecione a natureza financeira cadastrada previamente na rotina Financeiro / Cadastros / Naturezas Financeiras, com a finalidade do registro de recebimentos dos títulos do local de Co-billing.
  • Natureza Financeira Repasse Co-billing Devedor: Selecione a natureza financeira cadastrada previamente na rotina Financeiro / Cadastros / Naturezas Financeiras, com a finalidade do registro referente ao saldo que deverá ser repassado aos demais locais de Co-billing.


CLIENTE DE CO-BILLING

  • Natureza Financeira Co-billing Juros: Selecione a natureza financeira cadastrada previamente na rotina Financeiro / Cadastros / Naturezas Financeiras, com a finalidade do registro do valor de juros dos respectivos locais de Co-billing.
  • Natureza Financeira Co-billing Outros Descontos: Selecione a natureza financeira cadastrada previamente na rotina Financeiro / Cadastros / Naturezas Financeiras, com a finalidade do registro do valor de outros descontos dos respectivos locais de Co-billing.
  • Natureza Financeira Co-billing Outros Créditos: Selecione a natureza financeira cadastrada previamente na rotina Financeiro / Cadastros / Naturezas Financeiras, com a finalidade do registro do valor de outros créditos dos respectivos locais de Co-billing.
  • Natureza Financeira Co-billing Multa: Selecione a natureza financeira cadastrada previamente na rotina Financeiro / Cadastros / Naturezas Financeiras, com a finalidade do registro do valor de multa dos respectivos locais de Co-billing.
  • Natureza Financeira Co-billing Desconto: Selecione a natureza financeira cadastrada previamente na rotina Financeiro / Cadastros / Naturezas Financeiras, com a finalidade do registro do valor de descontos dos respectivos locais de Co-billing.
  • Natureza Financeira Co-billing Tarifas Bancárias: Selecione a natureza financeira cadastrada previamente na rotina Financeiro / Cadastros / Naturezas Financeiras, com a finalidade do registro do valor de Tarifas Bancárias dos respectivos locais de Co-billing.
  • Natureza Financeira Co-billing Devolução: Selecione a natureza financeira cadastrada previamente na rotina Financeiro / Cadastros / Naturezas Financeiras, com a finalidade do registro do valor de devolução dos respectivos locais de Co-billing.
  • Natureza Financeira Co-billing Taxa de Cartão: Selecione a natureza financeira cadastrada previamente na rotina Financeiro / Cadastros / Naturezas Financeiras, com a finalidade do registro do valor de taxa de cartão dos respectivos locais de Co-billing.
  • Natureza Financeira Co-billing Valores Adicionais:Selecione a natureza financeira cadastrada previamente na rotina Financeiro / Cadastros / Naturezas Financeiras, com a finalidade do registro do valor de valores adicionais dos respectivos locais de Co-billing.


TRANSFERÊNCIA NO CO-BILLING

  • Natureza Financeira Co-billing Devedor: Selecione a natureza financeira cadastrada previamente na rotina Financeiro / Cadastros / Naturezas Financeiras, com a finalidade do registro de transferência dos títulos do local de Co-billing.
  • Natureza Financeira Repasse Co-billing Credor: Selecione a natureza financeira cadastrada previamente na rotina Financeiro / Cadastros / Naturezas Financeiras, com a finalidade do registro de recebimento de transferências dos títulos do local de Co-billing.


8. Clique em Salvar. Assim, acabamos de configurar o Local que vai prestar o serviço de Co-Billing.

PASSO 2: Parametrização dos Locais que utilizam o serviço

Agora vamos configurar as Empresas que utilizam o serviço de Co-Billing - ou seja: “dizer” a elas, no sistema, que a Empresa X é quem gera as faturas do serviço de Co-Billing. Para que as Empresas possam ser configuradas usuárias do serviço de Co-Billing, elas devem estar cadastradas como Locais no ERP Voalle.

Você deve configurar uma empresa por vez, seguindo os passos:

1. Acesse a rotina Suíte / Cadastros / Locais.

2. Clique no nome da Empresa (Local) que vai utilizar o Serviço de Co-Billing.

3. Acesse o menu Parâmetros, na coluna à esquerda.

4. Encontre o bloco Parâmetros Globais - Venda.

5. No campo Local Geração Fatura selecione a Empresa prestadora do Serviço de Co-Billing.

6. No campo Tipo de Cobrança você define como a Empresa de Co-Billing vai cobrar os clientes finais dos Locais contratantes do serviço de Co-Billing. Ou seja: o tipo de cobrança que será utilizado nos títulos a serem emitidos contra os clientes finais.

7. Clique em salvar.

Repita o processo para as demais empresas que utilizarão o Serviço de Co-Billing.


PASSO 3: Manutenção na Infraestrutura

Você deve entrar em contato com nossa equipe de Sucesso do Cliente, informando que irá trabalhar com Co-Billing a partir de determinada data, para que façamos os ajustes necessários no seu ERP.


PASSO 4: Configuração dos contratos dos clientes

Faturamento / Operações / Dashboard - Faturamento

Agora vamos configurar os contratos dos clientes nos quais queremos utilizar o serviço de Co-Billing. O Local de fatura no contrato deve ser o Local de prestação de Co-Billing.

Atenção: Este processo deve ser feito com os contratos já existentes no ERP Voalle. Novos contratos, inseridos após a configuração do Co-Billing no sistema, já virão com o Local de fatura configurado.

1. Acesse a rotina Faturamento / Operações / Dashboard - Faturamento.

2. Busque o contrato desejado. Utilize os filtros para isso.

3. Acesse o contrato.

4. Acesse a subrotina Dados Faturamento.

5. Campo Local Venda: Aqui, deve estar preenchido com o Local que presta o serviço (de Internet, por exemplo) ao cliente.

6. Campo Local Fatura: Aqui, deve estar preenchido com o Local que vai faturar o contrato - ou seja: a Empresa de Co-Billing.

7. Clique em Salvar.


Observação: No Serviço (Faturamento / Cadastros / Produtos/Serviços): a Regra de Faturamento define quem emite a nota fiscal. O Local Venda é aquele que oferece o serviço; o Local Faturamento é aquele que emite a nota fiscal.

Serviço 2.png


No Contrato: em Dados Faturamento, o Local Fatura é quem gera a cobrança. O Local Venda é aquele que oferece o serviço.

Contrato 2.png

Informações sobre operações

Geração de Cobrança

O processo de faturamento e de recebimento dos clientes deve ser feito normalmente. As faturas geradas antes da configuração do Co-Billing não serão afetadas - apenas as seguintes.


Nota Fiscal

A emissão das notas fiscais para os clientes finais segue da mesma maneira - conforme a regra dentro do plano e, consequentemente, conforme os agrupadores do contrato. A Empresa de Co-Billing não interfere na emissão da nota.

Ou seja: Se for um contrato Mensal, a nota será gerada quando a fatura for gerada. Se for um contrato configurado como Cob. Antecipada, a nota fiscal será gerada quando a fatura for recebida, mesmo que ainda não tenha sido realizado o repasse dos valores.


Arquivo de Remessa e Retorno

Os arquivos de remessa e retorno serão gerados e enviados somente pela empresa prestadora de Co-billing, visto que é ela quem gera os boletos e realiza a cobrança dos clientes.

Atenção: As informações de Emissões e Recebimentos de cobranças feitas por Co-Billing ficam visíveis na rotina Financeiro / Operações / Dashboard - Co-Billing. Os dados são coletados durante o dia e atualizados na rotina durante a noite. Então, se você começou a trabalhar com Co-Billing hoje, tem tudo configurado no ERP e gerou títulos, essas informações só aparecerão amanhã na Dashboard - Co-Billing. Clique aqui para acessar a documentação sobre a rotina.

Páginas relacionadas

Dashboard Co-Billing