Como funcionam os status de um Pedido de Compra no módulo de Materiais?

De Grupo Voalle
Revisão de 11h44min de 4 de março de 2021 por Luiz.nunes (discussão | contribs) (Substituição de texto - "{{rodape}}" por "")
(dif) ← Edição anterior | Revisão atual (dif) | Versão posterior → (dif)

Pergunta frequente

Como funcionam os status de um Pedido de Compra no módulo de Materiais?

Funcionamento

Em relação ao processo de pedido de compra, a parte de realizar os orçamentos (há empresas que exigem que seja feito três orçamentos antes de realizar a compra), não é tratado no sistema. Para que tudo fique dentro do sistema, é necessário conduzir o processo dos orçamentos em uma solicitação para o responsável pelas compras. Assim, o mesmo pode realizar os orçamentos e anexá-los à solicitação.

Após a decisão de orçamento, deve-se incluir o pedido de compra no Sistema. Ao incluir o Pedido de Compra, o mesmo ficará com o status Incluído. Esse status apenas significa que o pedido foi incluído no sistema, mas ainda não foi confirmada a compra.​

Caso esteja parametrizado para que o pedido de compra necessite de um aprovador - na rotina Suíte / Configurações / Parâmetros, menu Materiais e campo Aprovação de Pedido de Compra -, o mesmo deve ser encaminhado para aprovação. Quando solicitada aprovação, o status muda para Aguardando aprovação e uma tarefa é gerada para a pessoa definida para aprovar o pedido.

Ao acessar a tarefa de aprovação, o aprovador pode aprovar o pedido de compra, alterando seus status para Aprovado, ou seja: pode ser efetivada a compra. Pode também rejeitar o pedido de compra, na qual muda o status para Rejeitado, não sendo possível realizar a efetivação da compra. E, por fim, o aprovador pode Efetivar o pedido de compra. Com isso, o status muda para Aguardando Entrega - significa que foi aprovada a compra pela pessoa responsável e foi entrado em contato com o fornecedor e confirmada a compra.

Após o status do pedido estar como Aguardando Entrega, o mesmo só é alterado para Recebido quando a nota fiscal de compra for lançada no sistema, referenciando o pedido de compra. Quando alterado, significa que o produto já foi recebido na empresa e a nota fiscal de compra já foi recebida.

Obs:' Não é enviado nenhum e-mail para o Fornecedor após a efetivação da compra.