Como monitorar o Ponto de Acesso - Via API?

De Grupo Voalle
Revisão de 18h25min de 11 de abril de 2022 por Tales.bortolin (discussão | contribs)
(dif) ← Edição anterior | Revisão atual (dif) | Versão posterior → (dif)

Integração

Zabbix: serviço de monitoramento de ponto de acesso integrado ao ERPVoalle

Passo a passo

Parametrização no ERP

CLIENTE.png

Para que seja possível monitorar o ponto de acesso via API utilizando um servidor Zabbix, é necessário configurar os parâmetros do ERP, além de configurar o próprio servidor Zabbix.

1. Acesse a rotina: Suíte / Configurações / Parâmetros.

2. Clique no menu ISP | Telecom.

3. Na seção Monitoramento de Ponto de Acesso - Via API, marque SIM no campo "Monitora ponto de acesso". Por padrão, vem marcado Não.

4. Novos campos serão habilitados. Preencha-os com os detalhes da solicitação que deve ser aberta no momento em que o ponto de acesso cair, além do SLA da solicitação:

  • IP/URL de Acesso: Insira o endereço IP do servidor Zabbix. Caso necessário mais de um servidor, os endereços IP devem ser separados por vírgula ",". Exemplo: 10.10.10.10,11.11.11.11,12.12.12.12
  • Tipo solicitação: Selecione um dos tipos de solicitação, que esteja ativo e que obrigue ponto de acesso. Neste campo, só serão exibidos os Tipos de Solicitação que têm marcado o parâmetro Obriga ponto de acesso (nos Parâmetros do Tipo de Solicitação, menu Autenticação). Também é importante a parametrização do SLA no tipo de solicitação escolhido.
  • Local Padrão: Selecione um dos locais ativos, cadastrados na rotina: Suíte / Cadastros / Locais
  • Responsável: Selecione um responsável. Neste campo aparecem todas as pessoas que tenham o atributo Recurso marcado na rotina Suíte / Cadastros / Pessoas - Completo.
  • Tempo previsto para retorno: Defina qual o tempo de retorno para a solicitação que foi aberta pela integração com a API. Os valores definidos neste campo devem ser inteiros, pois correspondem a horas cheias. Por exemplo: Se a API Identificou às 14 horas que um ponto de acesso está fora e abriu uma solicitação para este problema no mesmo horário, caso o campo tempo previsto de retorno esteja definido com o valor 2, a solicitação deve ser encerrada até às 16 horas, para ficar dentro do previsto.

Parametros zabbix.png

5. Com as configurações feitas, resta configurar o servidor Zabbix para que o sistema abra uma solicitação sempre que o sistema identificar que um ponto de acesso está fora.

Configuração do servidor Zabbix

CLIENTE.png

A abertura automática de uma solicitação de manutenção de ponto de acesso A integração entre ERP VOALLE e Zabbix tem como objetivo a abertura automática de solicitação de manutenção de ponto de acesso, no momento em que o Zabbix detecta que o ponto de acesso perdeu comunicação. Para tanto, além da parametrização no ERPVoalle, é necessário que o próprio servidor Zabbix tenha sido configurado.

A configuração do servidor Zabbix é responsabilidade do cliente, visto que ela pode variar de acordo com o cenário e topologia de rede.

1. Dentro do ERP, na rotina ISP | Telecom / Cadastros / Pontos de Acesso, os pontos de acesso devem conter códigos de integração únicos. Estes códigos podem ser qualquer número, mas cada ponto de acesso deve ter um diferente.;


Ponto-acesso-cod-integracao.png


2. No servidor Zabbix, criar as triggers necessárias para cada ponto de acesso. Após, o Zabbix deve enviar as informações de abertura da solicitação para o seguinte endpoint:

{{URL_do_ERP}}/api/api/events/pop_event_error/{{CODIGO_INTEGRAÇÃO_PONTO_ACESSO}}


Para encerrar a solicitação, quando o ponto de acesso volta a operar normalmente, é possível utilizar o seguinte endpoint:

{{URL_do_ERP}}/api/api/events/pop_remove_error/{{CODIGO_INTEGRAÇÃO_PONTO_ACESSO}}

Consulte a Documentação da API ERP para mais informações sobre o endpoint pop_event_error e o endpoint pop_event_remove_error.

Estas são todas as etapas necessárias para que o ERP VOALLE troque informações com o Zabbix.