Upload de Retorno

De Grupo Voalle
Revisão de 11h48min de 4 de março de 2021 por Luiz.nunes (discussão | contribs) (Substituição de texto - "{{rodape}}" por "")
(dif) ← Edição anterior | Revisão atual (dif) | Versão posterior → (dif)

Rotina

Financeiro / Operações / Dashboard - Integração Bancária

Menu

Upload de Retorno

Objetivo

Possibilitar o upload do arquivo de retorno recebido pelo banco.

Observações

É no processamento do arquivo que as ações do arquivo são executadas no ERPVoalle, tais como:

  • Confirmações de Registro (entrada confirmada)
  • Rejeições de Registro (entrada rejeitada)
  • Liquidações
  • Baixas

Importante! Para existir um arquivo de retorno é necessário que existam registros a serem retornados do banco, podendo ser liquidações realizadas, baixas comandadas pelo banco ou retornos provenientes de arquivo (s) de remessa gerado (s) e transmitido (s) ao banco.

Principais conceitos

Remessa: É o arquivo gerado através do ERPVoalle com as instruções para o banco (são exemplos: registro e baixa de títulos, alteração de vencimento, etc.). Diariamente, o banco precisa receber essas informações para realizar os devidos registros dos boletos.

Retorno: Todo arquivo remessa gera um arquivo retorno pelo banco como contrapartida, com o resultado do processamento. Ou seja, o retorno é o arquivo encaminhado do banco para o ERPVoalle, contendo instruções referentes à liquidação dos títulos, confirmação do registro dos títulos, confirmação de baixa, entre outras.

Requisitos

Antes de ser possível realizar as operações relacionadas ao Upload de Retorno, é necessário:

  • Ter recebimentos - em Financeiro / Operações / Dashboard - Operacional, menu Títulos a Receber.
  • Arquivos de remessa gerados e enviados ao banco - em Financeiro / Operações / Dashboard - Integração Bancária, menu Gerar Remessa.
  • Ter o arquivo de retorno do banco.

Funcionalidades

Upretorno.png

Passo a passo

Como enviar um arquivo de retorno

1. Acesse a rotina Financeiro / Operações / Dashboard - Integração Bancária, menu Upload de Retorno.

Veja os Tipos de Cobrança de Boleto e Débito, com o filtro "Com Registro" definido como padrão.

2. Selecione um Tipo de Cobrança para habilitar o Upload de Retorno. Ao selecionar, na janela da direita, são apresentados os arquivos já enviados e sua situação, que pode ser:

  • Enviado: Primeiro status após o upload do arquivo. O arquivo que está neste status ainda pode ser excluído.
  • Em leitura: Quando o arquivo está sendo lido após o envio. Sendo assim, ele será enviado para fila de processamento.
  • Enviado e arquivo lido: Quando a leitura do arquivo é finalizada, ele ficará com este status, que ainda permite excluir o arquivo.
  • Em processamento: O arquivo fica com este status quando estiver sendo processado. Arquivos “em processamento” não podem ser excluídos.
  • Processado: O arquivo ficará nesse status após a conclusão do processamento. Arquivos “processados” não podem ser excluídos.

3. Para fazer o upload de um novo arquivo, clique no ícone "Enviar Arquivo" Botãoverde.png.

4. Na janela "Enviar Arquivo de Retorno", campo Arquivo, selecione o documento desejado presente em seu computador.

5. Após fazer a importação do arquivo, o ERPVoalle faz algumas validações do arquivo a ser importado, indicando caso haja algum erro. São exemplos:

  • Se o arquivo possui o CNAB correspondente ao tipo de cobrança selecionado (Atualmente o ERP trabalha apenas com CNAB 240).
  • Se o arquivo não possuir a primeira ou a última linha preenchidas corretamente.
  • Caso a conta do arquivo seja diferente da informada no arquivo.
  • Se o banco for "Banco do Brasil" ou "Sicredi", validará o convênio presente no arquivo de retorno.

6. Depois das validações, com a aprovação, será efetivada a importação e o arquivo pode ser lido e processado.


Como realizar a leitura do arquivo

1. Clique em cima do nome do arquivo recém gerado.

2. Confirme a operação na janela aberta. Assim, o arquivo será enviado para fila de processamento e será lido.

3. Depois de executar a leitura do arquivo, é possível abri-lo para visualizar os registros que estão no arquivo de retorno. Para isso, basta clicar novamente no nome.

4. O ERPVoalle apresenta todos os registros, separando em: Liquidação, Entradas Confirmadas, Entradas Rejeitadas, entre outras possibilidades.

Obs: Cabe ressaltar que o ERP pode trazer registros “Não Encontrados”, isto é, registros que vieram no arquivo de retorno com um determinado Nosso Número (NN), mas que o ERP não encontrou o boleto correspondente na mesma carteira. Isso pode ser ocasionado por um boleto que foi reagendado ou renegociado, porém o cliente pagou o boleto antigo. Quando isso acontecer, é necessário realizar a liquidação manualmente (caso seja um registro de liquidação) ou ignorar o registro.

  • Pesquisar Títulos: É possível verificar os títulos não encontrados. Ou seja, para identificar esses registros que vieram no arquivo de retorno, mas que o ERP Voalle, através da informação do Tipo de Cobrança e do Nosso Número (NN), não encontrou o título correspondente. Para isso, clique na lupa de “Pesquisar Títulos” para buscar pelos registros no ERP: Lupavermelha.png . Para todos os registros encontrados, o ERP processará a ação que retornou no arquivo - seja a liquidação, confirmação da entrada, entrou outros, e também registrar o evento no título.
  • Processar Registros: Após conferir os registros retornados no arquivo de retorno, é possível processar os registros, enviando o arquivo para a fila de processamento para que então sejam efetivadas as liquidações, entradas e gerados os eventos, através do ícone: Botãoverde2.png

Ao clicar em "Processar Registros", será solicitado o lançamento das tarifas, caso existam, e, posteriormente, os registros serão enviados para a fila de processamento assíncrono, ou seja, o usuário poderá fazer outras operações enquanto o processamento é realizado. O processamento poderá ser acompanhado na tela, onde as informações são atualizadas, trazendo a porcentagem de processamento, se ainda não concluído.

Mesmo assim, se ainda restar títulos não encontrados, o ERP informa ao usuário que ele pode prosseguir mesmo assim, cancelar/retornar ou realizar a pesquisa dos títulos não encontrados.

O ERP envia o arquivo para a fila de processamento e o percentual desta ação pode ser acompanhado na própria rotina de Upload de Retorno. Ao finalizar, o arquivo fica com o status de 'Processado'. Com isso, os registros com liquidação recebem as liquidações e os eventos; os títulos de cobrança antecipada têm a geração do documento (caso não tenham sido emitidos ainda); entre outras ações padrões efetivadas no processamento.


Como imprimir registros

1. Após clicar no nome do arquivo, na nova tela, posicione o cursor do mouse em "Imprimir relatórios" Imprimir.svg.

2. Clique em "Imprimir registros".

3. Será aberta uma janela com os registros do arquivo de retorno, os quais você pode imprimir ou realizar o download.


Como gerar um relatório simplificado

1. Após clicar no nome do arquivo, na nova tela, posicione o cursor do mouse em "Imprimir relatórios" Imprimir.svg.

2. Clique em "Relatório simplificado".

3. Será aberta uma janela com o relatório simplificado, que você pode imprimir ou realizar o download.

Páginas relacionadas

Dashboard - Integração Bancária